Como o termo já evidencia, a transformação digital tem mudado sensivelmente a maneira como as empresas e indústrias estão produzindo, alcançando níveis crescentes de excelência, reduzindo desperdícios e interagindo, tanto com seus clientes e consumidores, quanto com o mercado de maneira geral.
Ao transformar relacionamento, velocidade, agilidade e, especialmente, dados – desde que bem compreendidos e utilizados estrategicamente – em ativos indispensáveis para os negócios, este processo tem demandado um significativo desenvolvimento tecnológico por parte das empresas, assim como um poder de adaptação rápida como nunca se viu.
Longe de ser algo futurista, a transformação digital é um processo do hoje… ou melhor, do agora.
Tanto é que recursos como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), Machine Learning, Cloud Computing e Big Data passaram a aparecer de maneira muito mais frequente em ambientes como a mídia especializada, os fóruns e até nos eventos de negócio.
Mas é importante reforçar que, antes de mergulhar no (inevitável) processo de transformação digital, existem pontos extremamente importantes que devem ser levados em conta: além de um bom planejamento e de um trabalho consistente para promover a aderência das mudanças à cultura organizacional, a empresa deverá contar com infraestrutura tecnológica adequada para suportar não só uma enorme quantidade de dados e dispositivos conectados, mas também sua estratégia e seus novos processos de negócio.
Pra começo de conversa: um bom data center
Em se tratando de transformação digital e de uma infraestrutura capaz de suportar a robustez de dados e ferramentas, um elemento fundamental é o data center – ou centro de processamento de dados. Com uma atuação similar à de um sistema nervoso, um data center conecta diversos sistemas e equipamentos e ainda abriga e processa uma quantidade imensa de informações em seus bancos de dados.
Vital para as áreas de tecnologia em diversos setores, hoje os data centers têm sido alvo de muito mais atenção e desenvolvimento, justamente em função das necessidades geradas pelos processos de transformação digital.
4 atributos fundamentais para um data center, com foco em transformação digital
Atualmente, e pensando nas demandas geradas nos processos de transformação digital, especialistas entendem que a arquitetura de um data center moderno precisa ser capaz de integrar quatro atributos:
- • análise
- • simplicidade
- • automação
- • segurança
Aqui na ZM3, reforçamos também o valor de um quinto elemento:
Flexibilidade
Além de uma excelente capacidade de análise, simplicidade, automação e segurança, pode-se dizer que a flexibilidade é uma característica indispensável pensando na longevidade do data center.
Com avanços constantes e o rápido desenvolvimento tanto de novas tecnologias, quanto de cyberameaças, devemos estar sempre preparados para adotar novas soluções, bem como para transformar o data center em algo ainda mais robusto, mais veloz e mais seguro. Por isso, o trabalho das equipes de tecnologia, deve ser visto sempre como um elemento-chave e estratégico neste movimento de mudança. Da definição de metas e KPIs, passando pela instalação e kick-off do datacenter e demais recursos, até a análise de dados, o monitoramento e manutenção dos sistemas, tudo deve funcionar com o acompanhamento de uma equipe especializada de TI.
Quer saber mais sobre data centers e como eles podem auxiliar a sua empresa a dar um novo passo? Converse com a equipe da ZM3.