Durante a edição 2020 da NRF (National Retail Federation), – o maior evento do mundo sobre práticas e tendências do varejo e que, entre os dias 12 e 14 de janeiro, reuniu cerca de 40 mil pessoas, mais de 800 expositores e dezenas de palestrantes em Nova York, nos Estados Unidos – um dos termos mais ouvidos foi “Visão”.

E para um setor como o Varejo, para o qual o conceito de “Visão” não representa algo que se tem, mas algo que se faz – um plano que estabelece um objetivo claro daquilo que se quer alcançar – e que tinha o ano de 2020 como um período de conclusão de ciclos e renovação de metas, não é de se estranhar que todos os olhos estivessem justamente voltados para as novidades e lançamentos do evento.
Com mais de 100 anos de tradição (a primeira edição ocorreu em 1911), o evento mais importante da NRF Retail Week é uma referência de inovação para o varejo e palco para a apresentação das mais novas tecnologias desenvolvidas ou adaptadas para o setor.

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Foto: NRF™

Automação em Foco

Experiência de compra, omnichannel, inteligência artificial e machine learning. Alguns temas permanecem sendo tratados com bastante recorrência, mas, assim como na NRF 2019, a automação continuou chamando a atenção em estandes e palestras ao longo dos três dias de evento.

A importância do investimento em automação

Automatizar processos operacionais ou gerenciais pode ser um divisor de águas para o negócio. Com acesso (e monitoramento) dos dados – mudança apoiada em uma arquitetura de tecnologia (TI) eficiente -, é possível aperfeiçoar as atividades, reduzir custos operacionais, aumentar a previsibilidade e tomar melhores decisões, ou seja: permite que se possa gerenciar o empreendimento da melhor maneira possível.

E é justamente por ser percebido como o futuro do mercado varejista que a automação (da estocagem ao pós-compra), ao lado da análise de dados para a otimização dos negócios e da jornada do consumidor, continuou sendo a tendência mais expressiva durante a NRF 2020.

Antes distante, mas agora cada vez mais familiar e presente em nossas rotinas, a tecnologia continuará mudando o Varejo para melhor – e isso, tanto para os varejistas, quanto para os consumidores.

E você? Está preparado para dar o próximo passo?